Notícias de saúde

Medicamentos para perda de peso podem reduzir o risco de recorrência de pancreatite aguda

23 de setembro de 2024 (Bibliomed). Ozempic e Wegovy, dois medicamentos utilizados para perda de peso, podem ajudar a diminuir o risco de pancreatite em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2, afirma um novo estudo realizado na

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 638.000 pacientes com histórico de pancreatite. Os pacientes estavam localizados em 15 países, mas eram principalmente dos Estados Unidos.

Os pesquisadores rastrearam quantos pacientes desenvolveram pancreatite novamente 15 anos após o início da semaglutida ou de outros medicamentos para diabetes e obesidade. Os outros medicamentos incluíam inibidores de SGLT2, que diminuem os níveis de açúcar no sangue, impedindo que a glicose seja absorvida pelos rins, e inibidores de DPP4, que ajudam o pâncreas a liberar insulina.

Cerca de 15% dos pacientes que tomaram semaglutida acabaram sofrendo recorrência da pancreatite, em comparação com 24% no grupo do inibidor do SGLT2, 23% no grupo do DPP4 e quase 52% dos pacientes que não tomaram nenhum medicamento.

Segundo os autores, este estudo fornece informações críticas que podem mudar o cenário do tratamento para pacientes com obesidade e diabetes tipo 2, particularmente aqueles com histórico de pancreatite aguda. Para eles, a possibilidade de usar agonistas do receptor GLP-1 de forma mais ampla oferece esperança para um melhor manejo dessas condições, melhorando os resultados dos pacientes e melhorando a qualidade de vida, o que enfatiza a importância da medicina personalizada, onde as decisões de tratamento são adaptadas ao perfil e às necessidades de saúde específicas do indivíduo.

Fonte: Endocrine Society Annual Meeting 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários