Notícias de saúde

Exame de sangue pode detectar pré-eclâmpsia no primeiro trimestre

09 de setembro de 2024 (Bibliomed). A pré-eclâmpsia pode ser uma complicação de alto risco de vida na gravidez, no qual a pressão arterial da mãe aumenta de forma grave e pode resultar em morte se não tratada. Agora, um novo exame de sangue pode ajudar a prever o risco de uma mulher ter a doença enquanto está no primeiro trimestre.

O teste é realizado no primeiro trimestre de gestação e utiliza quatro biomarcadores principais no início da gravidez para fornecer uma avaliação de risco abrangente com sensibilidade de até 90%, quase o dobro da sensibilidade da avaliação isolada da história materna típica ou de fatores biofísicos. Os resultados dos testes fornecem a identificação do risco mais cedo do que os sintomas tradicionais, como hipertensão ou proteína na urina, que tendem a se desenvolver por volta da 20ª semana de gestação.

A pré-eclâmpsia é caracterizada por pressão arterial elevada, níveis elevados de proteínas na urina ou outros sinais de danos a órgãos. Normalmente, a condição surge após 20 semanas de gravidez, de acordo com a Cleveland Clinic. Não há cura para a pré-eclâmpsia, exceto o parto, embora casos graves possam ser tratados com medicamentos, incluindo para pressão arterial.

Fonte: Labcorp press-release.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários