Notícias de saúde

Hormônios na placenta podem ajudar a prever distúrbios da gravidez

07 de julho de 2021 (Bibliomed). Testar os níveis de hormônio na placenta durante o primeiro trimestre pode ajudar a identificar mulheres que irão desenvolver distúrbios potencialmente fatais durante a gravidez, sugere estudo da University of Cambridge, na Inglaterra.

Cerca de um terço das proteínas identificadas na placenta, que se forma e cresce a partir do óvulo fertilizado e se fixa à parede do útero, mudam nas mulheres durante a gravidez com distúrbios como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Quando ocorrem, esses distúrbios podem afetar a função dos sistemas de órgãos da mãe, o que por sua vez pode afetar o crescimento do bebê.

Se o corpo da mãe não consegue se adaptar adequadamente ao bebê em crescimento, isso pode levar a problemas graves, incluindo restrição do crescimento fetal e crescimento excessivo do feto. Também pode causar trabalhos difíceis para as mulheres e problemas ao longo da vida para o bebê, incluindo diabetes, problemas cardíacos e obesidade.

Normalmente, as mulheres com distúrbios da gravidez são diagnosticadas durante o segundo ou terceiro trimestre, quando essas complicações já podem ter causado graves consequências para a saúde da mãe e do bebê em desenvolvimento.

Para este estudo, os pesquisadores usaram modelos de camundongos para identificar proteínas feitas pela placenta e os comparou a amostras de sangue de mulheres que tiveram gestações sem intercorrências e aquelas que desenvolveram diabetes gestacional. Eles desenvolveram novos métodos para isolar e estudar as células endócrinas na placenta de camundongos porque essas células são responsáveis ??pela secreção de hormônios durante a gravidez, além de traçar o perfil genético da placenta para identificar os hormônios que são secretados para criar um mapa abrangente das proteínas do órgão.

Os resultados mostraram que níveis anormais de hormônios estavam presentes no sangue da mãe já no primeiro trimestre, ou na 12ª semana de gestação, em mulheres que desenvolveram diabetes gestacional, que geralmente é diagnosticado entre 24 e 28 semanas de gestação.

As proteínas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos hormônios placentários podem ser usadas como "biomarcadores", ou sinais mensuráveis ??de doenças potenciais, o que pode levar a um diagnóstico precoce de complicações e permitir que o tratamento comece mais cedo.

Fonte: Nature Communications Biology. DOI: 10.1038/s42003-021-02214-x.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários