Notícias de saúde
02 de setembro de 2024 (Bibliomed). Jogos como futebol, futebol e rugby vêm à mente quando se pensa em concussões relacionadas ao esporte. Mas uma forte tacada de tênis pode causar uma lesão cerebral traumática se a bola atingir a cabeça de um jogador, indica um estudo realizado na
Concussões podem acontecer se uma bola de tênis viajando a mais de 140km/h atingir alguém na cabeça. A velocidade média de saque no tênis profissional geralmente ultrapassa 160km/h para homens e mulheres, de acordo com o site TennisUniverse. Jogadores amadores não conseguem bater na bola com tanta força assim, mas lesões em bolas de tênis são possíveis, embora raras, mesmo entre amadores.
Lesões na cabeça causadas por uma bola de tênis também são mais prováveis se a bola atingir a lateral da cabeça ou se atingir um ângulo direto de 90 graus.
Os pesquisadores chegaram às suas conclusões usando um modelo de computador semelhante àquele que prevê ferimentos na cabeça que podem ocorrer em um acidente de carro. O modelo computacional avaliou o que poderia acontecer com a cabeça de um homem se fosse atingido por uma bola de tênis em diferentes velocidades, locais e ângulos.
Os autores se concentraram especificamente em saber se uma bola de tênis poderia causar uma lesão cerebral traumática – um golpe na cabeça poderoso o suficiente para interromper o funcionamento normal do cérebro. Os pesquisadores compararam esses resultados com pesquisas anteriores sobre lesões cerebrais traumáticas, para garantir que as observações eram precisas.
Compreender e proteger contra lesões na cabeça induzidas por impactos de bolas de tênis é muito importante, visto que o tênis é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Fonte: Journal of Applied Mechanics. DOI: 10.1115/1.4063814.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também