Notícias de saúde

Crianças sedentárias podem ter problemas cardíacos

26 de agosto de 2024 (Bibliomed). Crianças e adolescentes sedentários correm risco de desenvolver problemas cardíacos na vida adulta, indica estudo realizado na Universidade do Leste da Finlândia, na Finlândia.

O comportamento sedentário contribuiu em até 40% para o aumento total do tamanho do coração entre as idades de 17 e 24 anos. Além disso, a falta de movimento ajudou a aumentar o coração dos adolescentes, independentemente de outros fatores de risco, como obesidade ou hipertensão.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam quase 1.700 jovens no Reino Unido, dos 11 aos 24 anos de idade. Os participantes usaram dispositivos de rastreamento de movimento na cintura entre quatro e sete dias, aos 11, 15 e 24 anos, para ter uma noção de quanta atividade física praticavam. As crianças começaram a passar em média seis horas por dia em atividades sedentárias, o que aumentou para nove horas por dia na idade adulta, disseram os pesquisadores. Os participantes também foram submetidos a ecocardiogramas aos 17 e 24 anos para medir a estrutura e função do coração.

As crianças que praticavam regularmente atividades físicas leves reduziram o aumento da massa cardíaca em 49%, disseram os pesquisadores. Exemplos de atividade física leve incluem brincadeiras ao ar livre, passear com o cachorro, caminhar e andar de bicicleta, passear no parque, brincar na natureza, jardinagem e esportes. Crianças que fazem atividades regularmente tendem a aumentar a massa cardíaca em cerca de 5%, como resultado do fortalecimento dos músculos.

Fonte: European Journal of Preventive Cardiology. DOI: 10.1093/eurjpc/zwae129.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários