Notícias de saúde
20 de agosto de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores publicaram na revista JAMA um estudo que analisa estratégias para ajudar pessoas a parar de fumar após falharem na primeira tentativa de tratamento com vareniclina ou terapia de reposição de nicotina (CNRT). O estudo incluiu 490 voluntários em uma clínica no Texas.
Os participantes que não conseguiram parar de fumar após seis semanas de tratamento foram re-randomizados para continuar o tratamento, aumentar a dose ou trocar de medicamento por mais seis semanas. Aumentar a dose foi mais eficaz para aqueles inicialmente tratados com vareniclina. Para os que usaram CNRT, tanto aumentar a dose quanto mudar para vareniclina mostrou benefícios.
Após 12 semanas, os participantes que aumentaram a dose de vareniclina apresentaram taxas de abstinência significativamente maiores, e os benefícios se mantiveram por até seis meses.
Essas descobertas são importantes para desenvolver estratégias mais eficazes para parar de fumar, oferecendo opções adaptadas aos pacientes após uma falha inicial.
Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2024.4183.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também