Notícias de saúde
14 de agosto de 2024 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista JAMA destacou a importância de estratégias eficazes para prevenir quedas entre idosos que vivem na comunidade. Mais de 14 milhões de adultos com 65 anos ou mais nos Estados Unidos sofrem quedas anualmente, resultando em graves problemas de saúde e elevados custos médicos.
O artigo avaliou diversas intervenções baseadas em evidências, que demonstram ser significativas na redução do número de quedas. Exercícios focados no equilíbrio e na funcionalidade são altamente recomendados, reduzindo as quedas para 655 por 1000 pacientes- anos em grupos de intervenção, em comparação com 850 em grupos de controle. Essa diferença representa uma melhoria substancial na segurança dos idosos em casa.
Além dos exercícios, outras intervenções, como a cirurgia para remoção de cataratas e modificações ambientais em residências, mostraram-se eficazes. A pesquisa destacou que intervenções podiátricas multicomponentes e modificações ambientais reduzem o risco de quedas, com taxas de sucesso impressionantes em diferentes estudos.
A análise também abordou intervenções multifatoriais, que avaliam e tratam diversos fatores de risco simultaneamente. Essas abordagens são especialmente valiosas para indivíduos de alto risco, onde a taxa de quedas caiu significativamente de 2.317 para 1.784 por 1.000 anos-paciente.
É vital que os idosos que já sofreram quedas ou que têm preocupações com a possibilidade de cair sejam avaliados para intervenções preventivas. As diretrizes recomendam que aqueles com uma velocidade de caminhada inferior a um metro por segundo devem receber atenção especial.
Os achados sublinham a necessidade de abordagens preventivas personalizadas para reduzir o risco de quedas em idosos, melhorando significativamente sua qualidade de vida e reduzindo a carga sobre os sistemas de saúde.
Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2024.1416.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também