Notícias de saúde

Idosos precisam de acompanhamento após quedas graves

26 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Quatro em cada dez idosos que sofreram quedas e precisaram de atendimento em pronto-socorro não recebem acompanhamento adequado quando voltam para casa, indicou estudo realizado por pesquisadores da Florida Atlantic University, nos Estados Unidos.

O estudo acompanhou mais de 1.500 idosos que caíram e sofreram ferimentos na cabeça. Todos foram tratados nos departamentos de emergência de um dos dois hospitais da Flórida.

Duas semanas depois de cada paciente receber alta do hospital, os pesquisadores questionaram os idosos se eles haviam consultado seu médico de atenção primária. Caso respondessem “sim” a essa pergunta, era perguntado se o médico havia avaliado o risco de nova queda ou orientado sobre prevenção de quedas.

Os resultados mostraram uma necessidade real de um melhor acompanhamento dos idosos após uma queda. Quando um médico de atenção primária defende uma estratégia de prevenção de quedas, a fisioterapia geralmente é a opção certa, pois nela os pacientes podem ter maior probabilidade de adotar intervenções de prevenção de quedas e modificações de segurança doméstica que demonstraram reduzir quedas recorrentes, hospitalização e mortalidade.

Segundo os autores, dada a importância da prevenção de quedas neste grupo de alto risco, a avaliação do risco de queda e a educação do paciente devem ser realizadas tanto no pronto-socorro quanto por profissionais da atenção primária.

Fonte: American Journal of Emergency Medicine. DOI: 10.1016/j.ajem.2023.10.021.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários