Notícias de saúde

Vacina oral em spray previne recorrência de infecções no trato urinário

02 de agosto de 2024 (Bibliomed). Uma nova vacina oral pode ser uma alternativa potencial aos antibióticos para pessoas com infecções recorrentes do trato urinário, afirma um novo estudo realizado na Royal Berkshire NHS Foundation Trust, no Reino Unido.

As infecções do trato urinário são a infecção bacteriana mais comum, sentida por metade de todas as mulheres e 1 em cada 5 homens. Infecções recorrentes que requerem antibióticos se desenvolvem em 20% a 30% dos casos.

Desenvolvida pela empresa farmacêutica espanhola Immunotek, a vacina MV140 contém quatro espécies bacterianas em uma suspensão de água. Essas bactérias estimulam o corpo a produzir anticorpos que combatem infecções. A vacina é administrada com duas borrifadas debaixo da língua, todos os dias, durante três meses.

O estudo envolveu 72 mulheres e 17 homens tratados no Royal Berkshire Hospital, no Reino Unido, por infecções do trato urinário. Todos esses pacientes participaram de um ensaio clínico original para o MV140 e foram acompanhados por um ano.

Para este estudo de acompanhamento de nove anos, os pesquisadores analisaram os registros de saúde dos 89 participantes e os entrevistaram. Deste grupo, 48 participantes permaneceram totalmente livres de infecção durante todo o acompanhamento de nove anos.

O período médio livre de infecção em todo o grupo foi de quatro anos e meio para as mulheres e de três anos e meio para os homens. Cerca de 40% dos participantes relataram repetir doses da vacina após um ou dois anos.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas são promissoras, uma vez que infecções do trato urinário recorrentes são um fardo econômico substancial e o uso excessivo de tratamentos com antibióticos pode levar a infecções resistentes a essas drogas.

Fonte: European Association of Urology 2024 Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários