Notícias de saúde
31 de julho de 2024 (Bibliomed). Quando se fala sintomas de menopausa, muitos pensam em cacos como ondas calores, suor excessivo, insônia, falta de libido e ressecamento vaginal. Contudo, existem outros sintomas que podem aparecer a partir dos 40 anos, período chamado de perimenopausa.
Entre os sintomas menos comuns relacionados à a fase de transição da perimenopausa-menopausa estão a coceira, que acontece devido à redução do estrogênio, hormônio que ajuda a lubrificar a pele. Inchaços na barriga também são frequentes, também ocasionados pela queda do estrogênio que afeta o funcionamento do intestino, tornado o processamento dos alimentos mais lento.
Comum durante a TPM, dores nos seios também podem aparecer neste período. Tonturas, secura nos olhos, formigamentos, zumbidos e alterações auditivas podem surgir devido às mudanças hormonais.
Neste período, o suor pode ficar com o cheiro mais forte, e está associado aos suores noturnos e ondas de calor. Incontinência urinária pode aparecer, acompanhado ou não por mudanças no cheiro da urina.
Um sintoma curioso que ocorre devido à queda do estrogênio é a queimação na língua, que pode ser confundido com diabetes ou deficiência de vitamina B12.
Segundo o último estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que o país possui aproximadamente 29 milhões de mulheres entre o climatério e a menopausa, totalizando 27,9% da população feminina brasileira. Inclusive, o Censo Demográfico 2022 apontou que a população está envelhecendo mais (média de 65 anos) e as mulheres possuem maior expectativa de vida em relação aos homens.
Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também