Notícias de saúde

HPV Pode Acelerar Progressão do Vírus da Aids

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health)
- Um vírus relacionado a verrugas genitais e câncer de colo de útero parece acelerar a progressão do HIV, o vírus que causa Aids, de acordo com resultados de um estudo com células cultivadas em laboratório.

Existem diversas variedades do papilomavírus humano (HPV), vírus sexualmente transmissível, -- algumas causam verrugas genitais e outras não causam nenhum sintoma. Certos tipos de HPV aumentam bastante o risco de câncer de colo de útero.

Como mulheres infectadas com HIV estão mais propensas a desenvolver câncer de colo de útero ou tumores pré-cancerosos de colo de útero do que outras mulheres, supõe-se que o HIV torna as mulheres mais vulneráveis aos efeitos do HPV, disse Otoniel Martinez-Maza, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, à Reuters Health.

Agora, novas descobertas de um estudo sugerem o oposto -- a infecção com HPV pode acelerar a progressão do HIV ou até mesmo facilitar a infecção com HIV, explicaram os cientistas.

"Pretendíamos melhorar um pouco as coisas", disse Martinez-Maza.

No estudo, os pesquisadores descobriram que células infectadas com HPV liberavam fatores de crescimento e proteínas estimuladoras do sistema imunológico que tinham a capacidade de despertar novamente a infecção com HIV latente nas células do sistema imunológico.

Em resposta aos fatores de crescimento induzidos pelo HPV, as células infectadas com HIV começaram a produzir novas cópias do vírus, de acordo com o estudo publicado na edição de dezembro da revista Obstetrics and Gynecology.

Martinez-Maza e sua equipe concluíram que as infecções com HPV podem acelerar a replicação do HIV.

"Uma infecção de HPV existente pode facilitar o crescimento e a replicação da infecção com HIV", disse Martinez-Maza. "Ter uma infecção ativa de HPV pode acelerar a progressão da doença causada pelo HIV."

De acordo com o pesquisador, para saber se mulheres infectadas com HPV correm um risco maior de serem infectadas com o HIV ainda precisa ser analisado. Mais estudos são necessários para verificar se isso é verdade.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários