Notícias de saúde

HIV de replicação rápida ataca o sistema imune mais precocemente

01 de abril de 2015 (Bibliomed). Cepas de HIV de replicação rápida danificam o sistema imunológico nos primeiros estágios da infecção, resultando em rápida progressão da doença, de acordo com um estudo publicado online em 17 fevereiro de 2015 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os resultados confirmam descobertas anteriores de que pessoas com cepas de HIV de replicação mais rápida têm um declínio acelerado nos níveis de células T CD4 +, relataram os pesquisadores. Segundo os autores, do Centro da Universidade de Emory for AIDS Research em Atlanta, estes resultados reforçam as conclusões de estudos anteriores sugerindo que as intervenções que afetam a capacidade de replicação poderia impactar não só na progressão da doença, mas também a eficiência da transmissão dela para outras pessoas.

A descoberta é independente da carga viral e se os pacientes têm certas variantes genéticas que aumentam a resposta do sistema imunológico ao HIV. Para o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de HIV de 127 pessoas recém-infectadas em Zâmbia. As amostras foram coletadas, em média, 46 dias após a infecção e antes que os pacientes tivessem iniciado a terapia antirretroviral.

Pacientes com HIV de replicação rápida tinham mais sinais de inflamação nos primeiros meses após a infecção, e suas células T tinha mais sinais de "cansaço", o que resulta em progressão mais rápida da doença, observaram os autores.

Os resultados poderiam ser úteis nos esforços para desenvolver vacinas contra o HIV e para erradicar o vírus, de acordo com o estudo.

A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI10.1073/pnas.1421607112 .

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários