Notícias de saúde

Quais os impactos da Covid-19 nas atividades do dia a dia?

27 de junho de 2024 (Bibliomed). Um estudo de coorte envolvendo 372 veteranos norte-americanos revelou que muitos deles relataram piora na função diária após a pandemia de Covid-19, independentemente de terem tido a doença ou não. Os resultados sugerem que os impactos negativos da pandemia na função diária podem ocorrer por diferentes vias, não necessariamente ligadas à infecção pelo vírus.

Conduzido pelo Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA, o estudo comparou 186 veteranos com histórico de Covid-19 com 186 veteranos sem infecção confirmada. Ambos os grupos tinham perfis de risco semelhantes em diversos aspectos, e os resultados foram analisados 18 meses após o início da pandemia.

Os dados mostraram que uma proporção significativa de veteranos no grupo com Covid-19 (44,9%) relatou fazer menos do que antes da pandemia, em comparação com o grupo controle (35,3%). No entanto, não houve associação entre a infecção documentada pelo Covid-19 e fadiga, dor substancial, limitações nas atividades diárias, mobilidade limitada ou qualidade de vida relacionada à saúde.

Esses achados destacam a importância de considerar múltiplos fatores ao avaliar os impactos da pandemia na saúde e na função diária. O estudo ressalta que, mesmo entre os veteranos sem histórico de Covid-19, muitos experimentaram uma perda significativa na função diária durante o período pandêmico.

A pesquisa enfatiza a necessidade de estudos futuros com amostras maiores para validar as associações estimadas e entender melhor os efeitos de longo prazo da pandemia na saúde e no bem-estar dos veteranos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.0869.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários