Notícias de saúde

Uso de psicotrópicos por crianças e adolescentes com comportamento desafiador preocupa especialistas

17 de junho de 2024 (Bibliomed).Um recente estudo revelou dados alarmantes sobre o uso de medicamentos psicotrópicos e a prática de polifarmácia entre crianças e adolescentes que iniciam terapia comportamental intensiva para sério comportamento desafiador. A pesquisa analisou registros médicos e entrevistas com cuidadores de 302 pacientes pediátricos ao longo de um período de 10 anos, de 2013 a 2022.

Os resultados mostraram que 83,8% dos pacientes estavam tomando pelo menos um medicamento psicotrópico, enquanto 68,2% estavam envolvidos em polifarmácia (uso de múltiplos medicamentos simultaneamente). Esses números permaneceram constantes ao longo da década estudada, sem mudanças significativas na prevalência do uso ou no número médio de medicamentos tomados.

O estudo identificou que crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou transtorno de ansiedade, bem como aqueles que apresentavam comportamentos autoagressivos, tinham maior probabilidade de usar medicamentos psicotrópicos e de estarem em polifarmácia. Esses pacientes, em média, tomavam mais medicamentos do que outros.

Os autores do estudo destacam a necessidade de mais pesquisas para entender melhor esses achados e avaliar se eles se aplicam a outras regiões dos Estados Unidos. Eles também sugerem que é crucial desenvolver estratégias para gerenciar o uso de medicamentos psicotrópicos e a polifarmácia de maneira mais eficaz, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes afetados.

A alta prevalência de uso de medicamentos psicotrópicos e polifarmácia entre essa população vulnerável levanta preocupações sobre os efeitos a longo prazo e a necessidade de monitoramento contínuo. Profissionais de saúde e cuidadores devem estar atentos aos riscos associados e trabalhar juntos para encontrar as melhores abordagens terapêuticas.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2024.114056.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários