Notícias de saúde
20 de maio de 2024 (Bibliomed). O zinco flutuante no ouvido interno pode aumentar o risco de perda auditiva. É o que indica estudo realizado na University of Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Pesquisadores realizaram experimentos em laboratório com ratos e descobriram que drogas que absorvem o excesso de zinco podem ajudar a restaurar a audição perdida ou até mesmo proteger o ouvido contra ruídos altos.
O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento celular e para a audição. Contudo, os pesquisadores descobriram que os níveis de zinco no ouvido interno aumentam horas depois que os ratos são expostos a ruídos altos. Este excesso de zinco causa danos celulares e perturba a comunicação normal entre células, resultando em perda auditiva temporária e às vezes permanente.
Os ratos tratados com um composto de libertação lenta que retém o excesso de zinco livre foram menos propensos à perda auditiva e foram protegidos dos danos induzidos pelo ruído.
Agora, os pesquisadores pretendem desenvolver um medicamento simples e de venda livre para que a pessoa possa se proteger antes de ser exposta a atividades com ruídos altos.
Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2310561121.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também