Notícias de saúde

Comer muito tarde pode aumentar fome e risco de obesidade

20 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Novas pesquisas sugerem que comer tarde da noite pode aumentar a fome, diminuir as calorias queimadas e causar alterações moleculares no tecido adiposo – que juntos podem aumentar o risco de obesidade.

Para o estudo, pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, acompanharam 16 pacientes com índice de massa corporal (IMC) na faixa de sobrepeso ou obesidade. Cada participante completou dois protocolos de laboratório: um com um horário estritamente agendado para as primeiras refeições e o outro com a última refeição agendada cerca de quatro horas mais tarde.

Sob o desenho experimental, começando no Dia 3 no protocolo de alimentação tardia, os participantes atrasaram suas três refeições para 13h10, 17h20 e 21h30 Eles fizeram as mesmas três refeições do protocolo de alimentação precoce, mas atrasaram 250 minutos, ou cerca de quatro horas.

Nas poucas semanas antes de iniciar cada um dos protocolos, os participantes do estudo mantiveram horários fixos de sono e vigília e, nos últimos três dias antes de entrar no laboratório, seguiram rigorosamente dietas e horários de refeições idênticos em casa. No laboratório, eles documentaram regularmente sua fome e apetite, forneceram pequenas amostras frequentes de sangue ao longo do dia e tiveram sua temperatura corporal e gasto de energia medidos.

Para medir como o tempo de alimentação afetou as vias moleculares envolvidas na forma como o corpo armazena gordura, os pesquisadores coletaram biópsias de tecido adiposo de um subconjunto de participantes durante testes laboratoriais nos protocolos de alimentação precoce e tardia.

Eles descobriram que comer mais tarde afetou significativamente a fome e os hormônios reguladores do apetite leptina e grelina. Os níveis de leptina, que sinaliza que o corpo está saciado, foram reduzidos por 24 horas na condição de alimentação tardia em comparação com a condição de alimentação precoce.

Quando os participantes comeram mais tarde, eles também queimaram calorias em um ritmo mais lento e “exibiram a expressão do gene do tecido adiposo para aumentar a adipogênese e diminuir a lipólise”, que promovem o crescimento de gordura. Assim, segundo os pesquisadores, eles encontraram mecanismos fisiológicos e moleculares convergentes subjacentes à correlação entre a alimentação tardia e o aumento do risco de obesidade.

Para os autores, essas descobertas são consistentes com um grande corpo de pesquisa sugerindo que comer mais tarde pode aumentar a probabilidade de uma pessoa se tornar obesa – e lançar uma nova luz sobre como isso pode ocorrer.

Fonte: Cell Metabolism. DOI: 10.1016/j.cmet.2022.09.007.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários