Notícias de saúde
08 de maio de 2024 (Bibliomed). Uma vacina intranasal para o Covid-19, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou 100% de eficácia nos primeiros testes realizados com camundongos.
Segundo os pesquisadores, a nova vacina teve uma resposta mais rápida do que as intramusculares. Além disso, ela tem a vantagem no que diz respeito à sua eficácia no pulmão, pois ao circular pela mucosa, o imunizante atinge mais rapidamente o órgão.
A vacina utiliza como antígeno a proteína de pico (S) de maneira similar a outras vacinas já em uso e contém um adjuvante já aprovado para uso humano, o CpG, que potencializa a eficácia da vacina.
Nos testes, a vacina intranasal mostrou-se mais eficiente na eliminação do vírus do pulmão e ao induzir a produção de anticorpos IgA, quando comparada com a aplicação subcutânea do mesmo imunizante. Segundo os pesquisadores, esses resultados sugerem que a vacinação pode reduzir a transmissão do vírus. Além disso, foi constatada a mesma proteção contra diversas variantes do vírus.
Fonte: Vaccines. DOI: 10.3390/vaccines11111732.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também