Notícias de saúde
24 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo da Universidade da Califórnia trouxe alertas importantes sobre dietas ricas em gordura e seus impactos na saúde. Essas dietas não só estão relacionadas à obesidade e problemas no intestino, mas também podem afetar o sistema imunológico, o cérebro e até aumentar o risco de contrair Covid-19.
Os pesquisadores realizaram um estudo abrangente alimentando camundongos com diferentes dietas ricas em gordura ao longo de 24 semanas. Eles observaram mudanças nos genes em todas as partes do intestino, não apenas no microbioma. Comparadas a uma dieta com baixo teor de gordura, todas as dietas ricas em gordura causaram alterações preocupantes nos genes, que são essenciais para o funcionamento do corpo.
O estudo mostrou impactos nas bactérias intestinais e nos genes relacionados ao processamento de gorduras. Além disso, notaram mudanças em genes ligados à suscetibilidade a doenças, o que pode enfraquecer o sistema imunológico e favorecer bactérias prejudiciais.
Os resultados também revelaram que todas as dietas aumentaram a expressão de proteínas, como ACE2, que são usadas pelo vírus da Covid-19 para entrar no corpo.
Embora o estudo tenha sido feito em camundongos, os resultados são preocupantes, especialmente porque o óleo de soja, associado a essas dietas, é amplamente consumido nos Estados Unidos e em outros lugares, incluindo o Brasil. Os pesquisadores alertam sobre a importância de monitorar de perto nossos hábitos alimentares, destacando que o consumo excessivo de gordura, especialmente de óleo de soja, pode ter impactos negativos na saúde a longo prazo.
Fonte: Scientific Reports - Nature. DOI: 10.1038/s41598-023-49555-7.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também