Notícias de saúde

Dieta gordurosa altera o intestino e aumenta risco cardíaco

27 de agosto de 2021 (Bibliomed). Há muito se sabe que uma dieta rica em gordura aumenta o risco de doença cardíaca de uma pessoa, mas os pesquisadores agora acham que entendem o processo por trás dessa ligação: uma dieta rica em gordura perturba a biologia do revestimento interno do intestino e as bactérias que ajudam a decompor os alimentos, produzindo uma substância que, embora envolvida no processo digestivo, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Experimentos do Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, revelaram que os intestinos e o microbioma intestinal, ou as bactérias que revestem as paredes dos intestinos, desempenham um papel fundamental nesse processo.

As células epiteliais que revestem os intestinos e os micróbios intestinais têm uma relação mutuamente benéfica que promove um ambiente intestinal saudável. As mudanças ocasionadas pela ingestão de gordura podem afetar a saúde imunológica.

Para este estudo, os pesquisadores usaram modelos animais e descobriram que uma dieta rica em gordura causa inflamação e danifica as células epiteliais intestinais, prejudicando a função das mitocôndrias geradoras de energia.

Prejudicar a função das mitocôndrias, a parte das células que produz energia, faz com que as células intestinais produzam mais oxigênio e nitratos. Esse processo, por sua vez, estimula o crescimento de micróbios nocivos, como a E. coli, e aumenta a produção bacteriana de um metabólito chamado trimetilamina (TMA).

O fígado converte o TMA em N-óxido de trimetilamina (TMAO) que tem sido associado ao desenvolvimento de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias, e uma das principais causas de doenças cardíacas.

Uma droga chamada ácido 5-aminossalicílico, atualmente aprovada para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, restaurou a função das células epiteliais intestinais e limitou o aumento de TMAO nos animais do estudo.

De acordo com os pesquisadores, usar a droga em combinação com probióticos, ou microrganismos saudáveis ??encontrados em alimentos como iogurtes e suplementos dietéticos que restauram as bactérias intestinais, pode ajudar a preservar o ambiente intestinal saudável e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.aba3683.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários