Notícias de saúde

Quais os efeitos adversos do tratamento local para câncer de próstata avançado?

19 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo retrospectivo envolvendo 5.502 veteranos dos EUA diagnosticados com câncer de próstata avançado revelou que o tratamento local com prostatectomia radical ou radioterapia está associado a importantes efeitos adversos nos pacientes. Os resultados indicam que, no período de um ano após o tratamento inicial, bem como de dois a cinco anos após o tratamento, houve associação significativa com condições adversas gastrointestinais, sexuais e urinárias.

Os dados, coletados entre 1999 e 2013, com acompanhamento até 2021, sugerem que embora o tratamento local possa melhorar os resultados de sobrevivência, os efeitos adversos devem ser considerados tanto pelos pacientes quanto pelos clínicos ao tomar decisões de tratamento para o câncer de próstata avançado.

A importância do estudo reside na escassez de evidências sobre os efeitos adversos relacionados ao tratamento em homens com câncer de próstata avançado. Os resultados reforçam a necessidade de uma abordagem mais cautelosa na escolha do tratamento, levando em consideração não apenas a eficácia no aumento da sobrevida, mas também os impactos nas condições gastrointestinais, sexuais e urinárias.

O estudo destaca a importância da comunicação aberta entre pacientes e médicos ao discutir opções de tratamento, visando uma decisão informada e alinhada aos valores e preferências individuais de cada paciente.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.48057.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários