Notícias de saúde

Ciclo menstrual pode influenciar na ideação suicida

18 de abril de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois Chicago revela que pacientes do sexo feminino com histórico de ideação suicida enfrentam um aumento do risco de pensamentos ou planejamentos suicidas nos dias próximos à menstruação. Esta é a primeira pesquisa longitudinal sobre como os pensamentos suicidas e sintomas relacionados flutuam ao longo do ciclo menstrual.

O estudo acompanhou 119 pacientes, utilizando uma pesquisa diária para rastrear pensamentos suicidas e outros sintomas de saúde mental ao longo de pelo menos um ciclo menstrual. Os resultados indicam que o risco de ideação suicida é mais elevado na fase perimenstrual, dias antes ou depois do início da menstruação.

Os autores enfatizam que o ciclo menstrual se torna um dos poucos fatores de risco previsíveis e recorrentes para detectar quando uma tentativa de suicídio pode ocorrer. Os dados diários também permitiram aos pesquisadores explorar as diferenças individuais na forma como o ciclo afeta os sintomas e a ideação suicida. O estudo aponta para a necessidade de modelos de previsão individualizada, reconhecendo a sensibilidade hormonal variável entre os indivíduos.

Essas descobertas não apenas abrem portas para uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam a ideação suicida, mas também destacam a importância da personalização no cuidado de pacientes. A sugestão é que os pacientes monitorem seus sintomas mentais ao longo do ciclo, possibilitando aos clínicos recomendações personalizadas de cuidados.

Fonte: American Journal of Psychiatry. DOI: 10.1176/appi.ajp.20230303.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários