Notícias de saúde

Ozempic não aumentam o risco de pensamentos suicidas

11 de abril de 2024 (Bibliomed). Pessoas que tomam Ozempic ou Wegovy para diabetes e perda de peso não precisam se preocupar com um risco maior de pensamentos ou sentimentos suicidas enquanto tomam os medicamentos, descobriu uma nova e grande revisão realizada na Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos.

Para a nova revisão, os pesquisadores compararam casos de ideação suicida entre pessoas que tomavam semaglutida com aquelas que tomavam outros medicamentos para perda de peso ou diabetes.

A análise incluiu mais de 240 mil pessoas com obesidade e mais de 1,5 milhão com diabetes tipo 2 e analisou o risco de ideação suicida seis meses após o início dos medicamentos, bem como em momentos posteriores.

Aos seis meses, descobriu-se que entre as pessoas que tomavam o medicamento para perda de peso, a semaglutida estava associada a um risco 73% menor de ideação suicida pela primeira vez e a um risco 56% menor de ideação suicida recorrente. Os medicamentos com os quais a semaglutida foi comparada incluíram bupropiona, naltrexona, orlistat, topiramato e fentermina.

Para pessoas com diabetes tipo 2, as reduções foram de 64% e 49%, respectivamente. Aqui, os medicamentos com os quais a semaglutida foi comparada incluíam insulina, metformina e classes mais recentes de medicamentos conhecidos como inibidores de DPP-4 e SGLT-2.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-023-02672-2.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários