Notícias de saúde

Uso de maconha não atrapalha uso de medicamentos opioides

15 de abril de 2024 (Bibliomed). A maconha medicinal tem sido utilizada no tratamento de algumas condições de saúde. No entanto, alguns profissionais temem que seu uso aumente o risco de retornar ao uso de opioides de forma não médica durante o tratamento para transtorno por uso de opioides.

Os pesquisadores buscaram quantificar o impacto do uso de cannabis no risco de uso não médico de opioides entre pessoas que recebem farmacoterapias para transtorno por uso de opioides.

Para isso, os pesquisadores combinaram os resultados de 10 estudos anteriores envolvendo cerca de 8.400 pessoas que receberam medicamentos prescritos para tratar transtornos por uso de opioides – buprenorfina, metadona ou naltrexona.

O uso não médico de opioides por essas pessoas foi monitorado como parte dos estudos, bem como o uso de cannabis, durante um período médio de 10 meses.

Os dados combinados não encontraram nenhuma ligação entre o uso de maconha e as taxas de uso ilícito de opioides, disseram os pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, essas descobertas questionam a prática ineficaz de impor a abstinência de cannabis como condição para oferecer medicamentos. Para os autores, os dados sugerem que os sistemas de saúde deveriam adotar abordagens de tratamento individualizadas que levem em conta as circunstâncias de cada paciente, o que incluiria a avaliação do transtorno por uso de cannabis, um padrão problemático de uso de cannabis que afeta o bem-estar e a capacidade de funcionamento de uma pessoa, abordando as necessidades de controle da dor e tratando condições psiquiátricas concomitantes, como depressão e ansiedade.

Fonte: American Journal of Drug and Alcohol Abuse. DOI: 10.1080/00952990.2023.2287406.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários