Notícias de saúde

Crenças sobre drogas influenciam em como ela age no organismo

10 de abril de 2024 (Bibliomed). O quanto uma pessoa acredita na força de uma droga pode influenciar o quão poderosamente essa droga influencia a atividade cerebral, descobriu um estudo realizado na Icahn School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram um grupo de pessoas viciadas em nicotina e fizeram-nas fumar um cigarro eletrônico, depois de dizer-lhes quão poderosa era a dose de nicotina que deveriam esperar.

Os participantes foram então submetidos a exames cerebrais enquanto realizavam uma tarefa de tomada de decisão conhecida por envolver partes do cérebro afetadas pela nicotina.

O tálamo – um importante local de ligação da nicotina no cérebro – mostrou uma resposta dependente da dose às crenças de cada pessoa sobre a força da nicotina do seu cigarro eletrônico.

Um efeito semelhante também foi observado na conectividade entre o tálamo e o córtex pré-frontal ventromedial, uma região do cérebro considerada importante para a tomada de decisões e estados de crença.

Segundo os pesquisadores, esses resultados uma explicação potencial porque as respostas individuais aos medicamentos podem variar amplamente. Eles explicam que, ao manipular essas crenças, os médicos poderão ajudar as pessoas a lidar com o vício ou a responder melhor aos medicamentos usados no tratamento de saúde mental, como antidepressivos ou psicodélicos.

Fonte: Nature Mental Health. DOI: 10.1038/s44220-023-00188-9.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários