Notícias de saúde

Meditação oferece benefícios reais ao bem-estar psicológico dos idosos

12 de março de 2024 (Bibliomed). Meditar por 20 minutos diários durante 18 meses aumentou naturalmente o bem-estar psicológico dos idosos. O estudo, liderado pela University College London, na Inglaterra, envolveu 130 pessoas saudáveis, com idades entre 65 e 84 anos, em Caen, França, mostrou melhoras na consciência, na conexão com os outros e na percepção dos participantes.

O estudo comparou o grupo de teste, que seguiu um programa de mediação de 18 meses, 9 meses de treinamento em mindfulness, um módulo de bondade amorosa e compaixão de 9 meses por meio de sessões semanais em grupo e um dia de retiro, com um grupo que recebeu aulas de inglês, um grupo de controle e um grupo que não fez nada.

Os resultados mostraram que o treinamento em meditação não foi melhor do que as aulas de idiomas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos ou em uma das medidas de bem-estar psicológico mais comumente usadas - mas os pesquisadores sugerem que isso pode ser devido às limitações das ferramentas existentes para monitorar o bem-estar.

No entanto, segundo os pesquisadores, os dois parâmetros de referência convencionais não conseguem abranger as qualidades e a profundidade do florescimento humano que podem ser promovidos através de treino de meditação a longo prazo, fazendo com que os benefícios da consciência, da ligação e do insight passem despercebidos.

No entanto, o mais longo ensaio randomizado de treinamento de meditação já realizado descobriu que a meditação aumentou significativamente uma pontuação global das dimensões de bem-estar de consciência, conexão e insight, com consciência definida como uma atenção íntima e sem distrações aos próprios pensamentos, sentimentos e ambiente, que pode apoiar uma sensação de calma e profunda satisfação.

"Conexão" refere-se a emoções, incluindo respeito, gratidão e parentesco, que podem ajudar a melhorar o relacionamento com outras pessoas. Insight refere-se ao autoconhecimento e à compreensão de como os pensamentos e sentimentos participam na formação da nossa percepção e como mudar os pensamentos negativos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

Quanto pior for o estado psicológico de uma pessoa, maior será o benefício que a terapia confere. Os resultados positivos foram mais significativos entre os participantes do teste que relataram os níveis mais baixos de bem-estar mental no início do ensaio e que fizeram mais progressos, em comparação com aqueles que entraram no ensaio com pontuações elevadas de bem-estar.

Os pesquisadores dizem que é necessária mais investigação para identificar os grupos que possam obter os maiores benefícios da formação em mediação e para aperfeiçoar os programas para que proporcionem os ganhos máximos.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0294753.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários