Notícias de saúde

Dieta vegana pode melhorar saúde cardiovascular

05 de março de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo utilizando gêmeos idênticos e realizado na Stanford University, nos Estados Unidos, sugere que uma dieta vegana pode melhorar a saúde cardiovascular em apenas oito semanas.

Realizado de maio a julho de 2022, o ensaio envolveu 22 pares de gêmeos idênticos – 44 participantes saudáveis sem doenças cardiovasculares. Eles vieram do Stanford Twin Registry – um banco de dados de gêmeos fraternos e idênticos que consentiram em participar de pesquisas.

No estudo, um gêmeo de cada par aderiu a uma dieta vegana, enquanto o outro seguiu uma dieta onívora. Ambas as dietas eram saudáveis, compostas por vegetais, legumes, frutas e grãos integrais e desprovidas de açúcares e amidos refinados. A dieta vegana era inteiramente baseada em vegetais, excluindo carne e produtos de origem animal, como ovos ou leite. A dieta onívora incluía frango, peixe, ovos, queijo, laticínios e outros alimentos de origem animal.

Durante as primeiras quatro semanas, um serviço de refeições entregou 21 refeições por semana – sete cafés da manhã, almoços e jantares. Nas quatro semanas restantes, os participantes prepararam suas próprias refeições. Um nutricionista cadastrado esteve de plantão para oferecer sugestões e tirar dúvidas sobre as dietas durante o estudo. Os participantes foram entrevistados sobre sua ingestão alimentar e mantiveram um registro de seu consumo alimentar.

Quarenta e três participantes concluíram o estudo, o que indica o quão prático é aprender a adotar uma alimentação saudável em quatro semanas. A maior parte da melhoria na saúde cardiovascular ocorreu durante as primeiras quatro semanas da mudança na dieta. Os participantes com uma dieta vegana tinham níveis significativamente mais baixos de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, insulina e peso corporal do que os seus homólogos omnívoros. Todos esses fatores estão associados à melhoria da saúde cardiovascular.

Em três momentos – no início do ensaio, às quatro semanas e às oito semanas – os investigadores pesaram os participantes e colheram-lhes sangue. O nível basal médio de LDL-C para os veganos foi de 110,7mg/dL, enquanto foi de 118,5mg/dL para os onívoros.

Ao final do estudo, caiu para 95,5 para veganos e 116,1 para onívoros. O nível ideal de LDL-C saudável é considerado abaixo de 100. Os participantes veganos tiveram uma queda de cerca de 20% na insulina em jejum, o que é importante porque níveis mais elevados de insulina são um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes. Os veganos também perderam em média 4,2 quilos a mais do que os onívoros.

Com base nesses resultados, os pesquisadores acreditam que, tendo em mente a longevidade, a maioria das pessoas se beneficiaria se optasse por uma dieta mais baseada em vegetais. Basicamente, a dieta vegana se mostrou vantajosa para melhorar a saúde cardiovascular porque reduziu o consumo de gorduras saturadas, aumentou o consumo de fibras e levou à perda de peso.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.44457.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários