Notícias de saúde

Suprimir pensamentos negativos pode beneficiar a saúde mental de algumas pessoas

28 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma crença central de longa data sobre a saúde mental afirma que as pessoas devem enfrentar os seus medos para aliviar a ansiedade e a depressão decorrentes desses pensamentos negativos. Agora, um novo estudo argumenta que, para algumas pessoas, suprimir pensamentos e preocupações negativas pode ser uma estratégia mais bem-sucedida.

A saúde mental melhorou de fato para alguns participantes do estudo depois de terem recebido formação para os ajudar a suprimir os seus medos sobre eventos negativos que possam ocorrer no futuro. Além disso, as pessoas com piores sintomas de saúde mental no início do estudo experimentaram mais melhorias no final se aprenderam a suprimir os seus pensamentos negativos.

Para o estudo, os pesquisadores trabalharam com 120 adultos de 16 países, todos submetidos a três dias de treinamento online para suprimir pensamentos. Todos foram solicitados a elaborar listas de 20 eventos potenciais que eram angustiantes para eles (um pai morrendo de Covid), 36 eventos mundanos e neutros (ir a um oftalmologista) e 20 eventos alegres ou positivos (ir ao casamento de uma irmã).

Os participantes deram um título a cada evento potencial e forneceram uma descrição de uma frase do evento e um detalhe central relacionado ao evento. Por exemplo, uma pessoa com medo de Covid pode pensar que seus pais serão colocados em um ventilador.

A equipe de pesquisa apresentou repetidamente aos participantes os títulos de seus vários eventos futuros. Eles então pediram aos participantes que parassem de pensar no evento – não para imaginar o evento ou pensar em outra coisa, mas apenas para bloquear quaisquer imagens ou pensamentos que o lembrete pudesse provocar.

Os pesquisadores analisaram cada evento potencial várias vezes durante três dias seguidos e, no terceiro dia, pediram aos participantes que avaliassem seus sentimentos sobre cada um desses eventos futuros imaginados. Os participantes também preencheram questionários elaborados para verificar sua saúde mental e emocional.
Os participantes testados três meses depois ainda apresentavam níveis mais baixos de depressão e emoções negativas, embora os benefícios relacionados à ansiedade, ao bem-estar e às emoções positivas parecessem ter desaparecido.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.adh5292.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários