Notícias de saúde

Substituir o sal ajuda a prevenir infarto, AVC e morte

09 de setembro de 2022 (Bibliomed). O Salt Substitute and Stroke Study (SSaSS) relatou os benefícios relacionados à pressão arterial do uso de um substituto do sal enriquecido com potássio em desfechos cardiovasculares e morte.

O estudo pesquisou artigos anteriormente publicados no PubMed, Embase e na Cochrane Library até 31 de agosto de 2021.

Foram incluídos 21 estudos e 31.949 participantes, com 19 relatos de efeitos sobre a pressão arterial e 5 relatos de efeitos sobre desfechos clínicos. A redução geral da pressão arterial sistólica (PAS) foi de -4,61mmHg e da pressão arterial diastólica (PAD) foi de -1,61mmHg. As reduções na pressão arterial parecem ser consistentes em todas as regiões geográficas e subgrupos populacionais definidos por idade, sexo, histórico de hipertensão, índice de massa corporal, pressão arterial basal, sódio urinário de 24 horas basal e potássio urinário de 24 horas basal. A metaregressão mostrou que cada proporção 10% menor de cloreto de sódio no substituto do sal estava associada a uma redução maior na PAS de -1,53mmHg e a -0,95mmHg maior redução da PAD. Houve efeitos protetores claros do substituto do sal na mortalidade total, mortalidade cardiovascular e eventos cardiovasculares.

Portanto, os efeitos benéficos dos substitutos do sal na pressão arterial em todas as geografias e populações foram consistentes. Os efeitos protetores mediados pela pressão arterial sobre os resultados clínicos provavelmente serão generalizáveis ??entre subgrupos populacionais e para países em todo o mundo.

Fonte: Heart (2022). DOI: 10.1136/heartjnl-2022-321332.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários