Notícias de saúde

Vitamina C reduz risco de complicações na gravidez

05 de Julho de 2002 (Bibliomed). Uma em cada dez mulheres grávidas que desenvolve hipertensão e edema nas pernas durante a gestação, quando não tratadas, podem evoluir para eclâmpsia, problema potencialmente fatal que provoca convulsões no final da gestação ou na primeira semana após o parto. Um estudo realizado na Universidade de Washington, em Seattle (EUA), em seus resultados preliminares, sugere que o consumo de alimentos ricos em vitamina C ou a ingestão de suplementos do nutriente durante a gestação pode reduzir este risco. Esta hipótese foi levantada uma vez que os médicos acreditam que o pré-eclâmpsia seja provocada pelo estresse oxidativo vascular e a vitamina C é um antioxidante. A partir daí, os pesquisadores começaram os estudos, analisando a dieta de 109 mulheres com pré-eclâmpsia e de 259 gestantes saudáveis, antes e durante a gravidez.

O estudo indicou que as voluntárias que relataram consumir um número inferior às cinco porções diárias recomendadas de frutas e legumes durante o ano anterior ao parto foram quase duas vezes mais propensas a ter pré-eclâmpsia. As mulheres que ingeriram menos de 85 mg de vitamina C por dia, consumo diário recomendado para adultos, apresentaram uma tendência duas vezes maior a desenvolver o problema na gestação. O estudo também mostrou que as grávidas que apresentavam níveis sangüíneos menores de vitamina C durante o trabalho de parto foram quase quatro vezes mais propensas a receber o diagnóstico de pré-eclâmpsia que as pacientes com níveis mais altos do nutriente.

A idade da grávida, a quantidade de calorias consumidas por ela e a existência ou não de excesso de peso antes da gestação não influenciaram os resultados do estudo, que foram apresentados em um artigo publicado na edição de julho da revista Epidemiology e, apesar de promissores, ainda precisam ser confirmados.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários