Notícias de saúde

Vacina contra a Covid-19 é fundamental para crianças com doença falciforme

31 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um projeto de melhoria da qualidade teve como objetivo aumentar a proporção de crianças com doença falciforme (DF) que receberam pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19 para mais de 70% até junho de 2022. O projeto, que seguiu o framework do Modelo de Melhoria, adotou uma abordagem multidimensional para alcançar essa meta.

Os pesquisadores acompanharam as taxas de vacinação contra a Covid-19 a cada duas semanas, realizando três ciclos de ação de planejamento do estudo focados em educação do paciente, conscientização do provedor e acesso à vacina. Medidas de processo incluíram o resultado de chamadas de divulgação e visualizações de vídeos educacionais. O número de consultas médicas perdidas foi a medida de equilíbrio do estudo.

Durante o período pré-intervenção (setembro de 2021 a janeiro de 2022) e o período de intervenção (fevereiro de 2022 a junho de 2022), as taxas gerais de vacinação aumentaram de 33% para 41% e de 41% para 64%, respectivamente. A taxa média de vacinação em crianças elegíveis em cada período de duas semanas aumentou de 2,1% para 7,2%. A taxa de vacinação alcançada foi 11% maior do que o previsto para pacientes com DF, embora tenha sido 23% menor do que o previsto para a população em geral. A proporção de consultas perdidas não apresentou variação significativa (9,0% versus 9,6%).

Durante as chamadas de divulgação, 10 pacientes (13,5%) agendaram a vacinação, e 40% dos pacientes assistiram ao vídeo promocional.

Em conclusão, um número significativo de pacientes com DF não estava vacinado contra a Covid-19. O projeto teve sucesso ao direcionar informações e melhorar o acesso à vacina, resultando em um aumento nas taxas de vacinação. No entanto, são necessárias intervenções adicionais, pois muitos pacientes ainda permanecem não vacinados. A saúde das crianças com DF continua sendo uma prioridade fundamental na luta contra a pandemia.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-061011.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários