Notícias de saúde

Covid-19 poderia levar à piora auditiva?

30 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Vários vírus são conhecidos por terem um impacto negativo na saúde auditiva. A prevalência global da Covid-19 significa que é crucial entender se e como o SARS-CoV2 afeta a audição. As evidências até o momento são variadas, com estudos exibindo frequentemente limitações nas abordagens metodológicas usadas ou nas populações amostradas, levando a um risco substancial de viés. Um novo estudo abordou o assunto, avaliando muitas destas limitações.

O estudo, uma bateria abrangente de medidas foi administrada, incluindo medidas comportamentais e fisiológicas baseadas em laboratório, bem como instrumentos de autorrelato. O desempenho foi avaliado minuciosamente em todo o sistema auditivo, incluindo medidas de função coclear, função neural e percepção auditiva. Hipóteses e análises foram pré-cadastrados.

Na amostra avaliada, os participantes que foram hospitalizados como resultado da Covid-19 (n=57) foram comparados com um grupo de controle bem pareado (n=40) que também havia sido hospitalizado, mas nunca teve Covid-19.

Os pesquisadores não encontraram evidências para apoiar a hipótese de que a Covid-19 esteja associado a déficits na função auditiva, em qualquer medida de teste auditivo. De todas as análises confirmatórias, apenas a medida de autorrelato de declínio auditivo indicou qualquer diferença entre os grupos.

Portanto, os resultados não suportam a hipótese de que a infecção por Covid-19 tenha um impacto significativo a longo prazo no sistema auditivo.

Fonte: International Journal of Audiology. DOI: 10.1080/14992027.2023.2213841.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários