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24 de janeiro de 2024 (Bibliomed). A sabedoria convencional há muito defende que o uso de bebidas alcoólicas faz com que outras pessoas pareçam “mais bonitas”, mas o fenômeno não foi estudado sistematicamente. Agora, um estudo do Stanford Prevention Research Center, nos Estados Unidos, mostrou que o álcool funciona mais como "coragem líquida".
Segundo o estudo, o álcool não faz com que quem o consome veja as outras pessoas mais bonitas, mas as tornam mais corajosas a se aproximarem daqueles indivíduos que já consideram mais atraentes.
Os pesquisadores recrutaram 18 pares de amigos do sexo masculino na faixa dos 20 anos e pediram-lhes que avaliassem a atratividade das pessoas que viam em fotos e vídeos. Os pares de amigos pretendiam imitar especificamente as interações que normalmente ocorreriam em uma situação social envolvendo álcool.
Os participantes foram informados de que poderiam ter a oportunidade de interagir com uma dessas pessoas em um experimento futuro e, após avaliarem a atratividade, foram solicitados a escolher as pessoas que mais gostariam de conhecer.
Pares de homens entraram no laboratório duas vezes: uma vez enquanto bebiam álcool e outra quando receberam uma bebida não alcoólica. O uso de bebida alcoólica não desempenhou nenhum papel na forma como os participantes atraentes encontraram outras pessoas. No entanto, beber afetou o desejo dos homens de interagir com pessoas que consideravam atraentes.
Quando bebiam, tinham quase duas vezes mais probabilidades de escolher um dos quatro candidatos mais atraentes para potencialmente se encontrarem num estudo futuro, em comparação com quando estavam sóbrios. Portanto, o álcool pode não estar alterando a percepção, mas sim aumentando a confiança nas interações.
Segundo os pesquisadores, a bebida proporciona aos homens - e possivelmente às mulheres - a coragem de se exporem para aqueles que consideram mais atraentes, superando qualquer timidez e reservas que teriam quando sóbrios.
Fonte: Journal of Studies on Alcohol and Drugs. DOI: 10.15288/jsad.22-00355.
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