Notícias de saúde

Suplementos de óleo de peixe são realmente tão bons?

16 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo revela que um em cada cinco adultos nos Estados Unidos com mais de 60 anos consome regularmente suplementos de óleo de peixe para a saúde do coração, apesar de múltiplos ensaios clínicos randomizados mostrarem que não há dados comprovando benefícios cardiovasculares para doses na faixa de suplementação. Isso levanta questões sobre a influência das declarações nas embalagens desses suplementos sobre as crenças dos consumidores em relação aos benefícios para a saúde.

O estudo, que analisou 2.819 suplementos de óleo de peixe, descobriu que 73,9% deles continham pelo menos uma declaração de saúde, geralmente relacionada à saúde do coração, seguida da saúde cerebral e articular. Surpreendentemente, o uso de linguagem aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) em declarações de saúde foi raro. Além disso, a dose diária total de ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA) era altamente variável entre os suplementos analisados.

Esses resultados levantam a questão da necessidade de regulamentação adicional das declarações feitas nos rótulos de suplementos de óleo de peixe, a fim de prevenir informações errôneas para os consumidores. Muitas pessoas estão buscando melhorar sua saúde cardíaca por meio desses suplementos, por vezes se baseando nas informações encontradas nas embalagens.

É importante que os consumidores tenham acesso a informações precisas e baseadas em evidências ao tomar decisões sobre suplementação. Portanto, este estudo destaca a necessidade de aprimorar a regulamentação e garantir que as declarações nos rótulos de suplementos reflitam com precisão os benefícios à saúde respaldados pela ciência, para que os consumidores possam tomar decisões informadas sobre o uso desses produtos.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2023.2424.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários