Notícias de saúde

Correr ao som de música combate a fadiga mental

12 de julho de 2021 (Bibliomed). Até que ponto ouvir musica durante os exercícios pode melhorar o desempenho das pessoas quando elas estiverem com um quadro de fadiga mental? Um novo estudo foi o primeiro a investigar o efeito de ouvir playlists de música na capacidade de corrida de resistência e no desempenho quando há fadiga mental.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo usaram dois testes para estudar como ouvir música afetou o desempenho de corrida de dezoito entusiastas do fitness.

Um estudo avaliou os efeitos na capacidade de corrida intervalada - alternando entre corrida de alta intensidade e corrida de baixa intensidade - com um grupo de nove praticantes de exercícios físicos e o outro em um exercício de 5 km com um grupo de nove corredores treinados.

Os grupos completaram um teste cognitivo de 30 minutos baseado em computador que os colocou em um estado de fadiga mental antes de completar o exercício de alta intensidade. Os corredores foram testados com e sem música motivacional auto selecionada.

Os pesquisadores ajudaram os participantes a escolher canções motivacionais com um questionário pré-teste pedindo-lhes para avaliar o ritmo, estilo, melodia, andamento, som e batida da música.

Exemplos de canções que os participantes ouviram foram: Everyday, de A $ ap Rocky; Addicted To You por Avicii; Run This Town por Jay-Z; Power por Kanye West; No One Knows por Queens of the Stone Age; and Eye of the Tiger por Survivor.

Durante o exercício, a frequência cardíaca e a avaliação do esforço percebido foram medidas em vários momentos. A equipe levou em consideração os resultados de um teste de linha de base feito pelos participantes, sem um teste mental exigente de antemão - e sem o uso de música.

Os pesquisadores descobriram que a capacidade de corrida intervalada entre os participantes e que apresentavam fadiga mental era moderadamente maior com música em comparação com as situações sem música, e era a mesma de quando os participantes não estavam mentalmente cansados. As performances de exercícios de 5 km também mostraram pequenas melhorias com música auto selecionada versus nenhuma música.

Os pesquisadores dizem que os efeitos positivos da música podem ser potencialmente devido à percepção alterada de esforço ao ouvir as músicas.

Fonte: Journal of Human Sport and Exercise (2021). DOI: 10.14198/jhse.2022.174.16.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários