Notícias de saúde

Monitorar pressão em casa pode salvar vidas

28 de dezembro de 2023 (Bibliomed). A hipertensão arterial – pressão arterial (PA) sistólica superior a 130mmHg ou PA diastólica superior a 80mmHg, ou uso de medicação para ela – é um desafio premente de saúde pública, com implicações significativas para o desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames e leva a custos substanciais de saúde.

O monitoramento clínico tradicional, o método comum para medição da pressão arterial e diagnóstico de hipertensão, tem uma série de desvantagens: os pacientes podem não visitar as clínicas com frequência suficiente para detectar o problema e, quando o fazem, a precisão pode ser comprometida pelo "jaleco branco" (alto PA no consultório, mas PA normal em medições caseiras) ou efeitos "mascarados" (PA normal/normal alta no consultório, mas elevada em casa).

A expansão do monitoramento doméstico da pressão arterial entre adultos hipertensos pode reduzir substancialmente a carga de doenças cardiovasculares e economizar custos de saúde a longo prazo, de acordo com um novo estudo publicado na revista American Journal of Preventive Medicine. Os resultados do estudo mostram que a expansão do monitoramento domiciliar tem o potencial de abordar disparidades de saúde generalizadas enfrentadas por minorias raciais e étnicas e residentes rurais porque reduziria os eventos cardiovasculares entre os adultos americanos.

Analisando os dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco Comportamentais (BRFSS) de 2019, os pesquisadores projetaram que a implementação do monitoramento da pressão arterial em casa, em oposição ao atendimento clínico tradicional, poderia resultar em uma redução de casos de infarto do miocárdio (IM) em 4,9% e casos de AVC em 3,8% em 20 anos. As avaliações econômicas anteriores do monitoramento doméstico da pressão arterial focaram principalmente nos sistemas de saúde locais ou conduziram ensaios controlados randomizados de pequena escala e de curto prazo.

Negros não hispânicos, mulheres e residentes rurais tiveram mais eventos cardiovasculares evitados e maior economia de custos relacionados à adoção do monitoramento doméstico da pressão arterial, em comparação com brancos não hispânicos, homens e residentes urbanos.

Adotar o monitoramento domiciliar da pressão arterial em áreas rurais levaria a uma redução potencial de 21.278 casos de IM por um milhão de pessoas, em comparação com 11.012 casos de IM por um milhão de pessoas em áreas urbanas. Os residentes rurais tendem a ter uma maior prevalência de hipertensão e hipertensão não controlada do que os residentes urbanos, e muitas vezes enfrentam barreiras adicionais no acesso aos serviços de cuidados primários.

Estimando os parâmetros de custo de saúde com base nos dados reais de pagamento de saúde, os pesquisadores projetaram uma economia anual média de 4,4% por pessoa e uma média de US$7.794 em custos de saúde por pessoa durante um período de 20 anos nesta população, devido à adoção do monitoramento domiciliar da pressão arterial, com a consequente redução de casos de doenças cardiovasculares.

O monitoramento doméstico da pressão arterial permite que os pacientes tenham um papel mais ativo no gerenciamento de suas condições crônicas. As descobertas deste estudo fornecem evidências convincentes para os sistemas de saúde e pagadores que apoiam a implementação mais ampla dessa intervenção.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.amepre.2023.05.010.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários