Notícias de saúde

Apneia e obesidade aumentam risco de hipertensão em crianças

01 de agosto de 2022 (Bibliomed). Estudo publicado no The Journal of Pediatrics buscou investigar as contribuições relativas da obesidade e da apneia obstrutiva do sono (AOS) para a evolução desfavorável pressão arterial em crianças.

O estudo envolveu 1.689 crianças de 3 a 18 anos com sintomas relacionados à AOS. Elas foram submetidas a exames que monitoraram a pressão arterial (PA) e à polissonografia noturna, além de terem calculado seu IMC. A gravidade da AOS foi dividida em ronco primário, AOS leve e AOS moderada a grave.

Os resultados mostraram que, em comparação com crianças com ronco primário, aquelas com AOS moderada a grave tinham pressão arterial mais alta. O mesmo ocorreu com as crianças com maior IMC. Crianças com AOS moderada a grave e obesidade tinham risco 3 vezes amior de ter problemas com pressão arterial do que aquelas com IMC normal e conco primário.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados mostram a necessidade de monitorar o sono das crianças e de controlar seu peso para evitar problemas com a pressão arterial tanto na infância quanto ao longo da vida.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.03.024.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários