Notícias de saúde

Sono pode sofrer influências culturais

21 de dezembro de 2023 (Bibliomed). O sono tem um grande impacto na saúde, bem-estar e produtividade, mas não foi relatado com precisão quanto tempo e quão bem as pessoas dormem atualmente. Pesquisas anteriores basearam-se principalmente em autorrelatos ou foram baseadas em dados não naturais dos laboratórios do sono.

Assim, as perguntas permaneceram: a quantidade e a qualidade do sono são puramente uma escolha pessoal? Eles poderiam ser independentes de fatores sociais como cultura e geografia? Um estudo liderado por pesquisadores da Coréia e do Reino Unido investigou os fatores culturais e individuais que influenciam o sono.

Em contraste com estudos anteriores que se baseavam em pesquisas ou experimentos controlados em laboratórios, a equipe usou smartwatches disponíveis comercialmente para uma extensa coleta de dados, analisando 52 milhões de logs coletados durante um período de quatro anos de 30.082 indivíduos em 11 países. Essas pessoas usavam smartwatches da Nokia, o que permitiu à equipe investigar os padrões de sono específicos do país com base nos registros digitais dos dispositivos.

Registros digitais coletados dos smartwatches revelaram discrepâncias nos horários de acordar e dormir, que chegavam a até uma hora, a partir dos dados coletados anteriormente em avaliações de autorrelato. A média geral da hora de dormir foi em torno da meia-noite e o tempo médio de despertar foi às 7h42. A equipe descobriu, no entanto, que o sono dos indivíduos está fortemente ligado à sua localização geográfica e fatores culturais.

Embora os horários de despertar fossem semelhantes, o tempo de sono variava de acordo com o país. Indivíduos em países com maior PIB tiveram mais registros que as pessoas iam dormir mais tarde. Aqueles onde predominava uma cultura coletivista, em comparação com a cultura individualista, também apresentaram mais registros de retardo na hora de dormir. Entre os países estudados, o Japão teve a menor duração total do sono, com duração média de menos de sete horas, enquanto a Finlândia teve a maior duração, com média de oito horas.

Os pesquisadores calcularam as métricas essenciais do sono usadas em estudos clínicos, como eficiência do sono, duração do sono e horas dormidas demais nos fins de semana, para analisar os extensos padrões de sono. Usando a análise de componentes principais, eles condensaram ainda mais essas métricas em duas dimensões principais do sono, representando a qualidade e a quantidade do sono. Uma comparação entre países revelou que os fatores sociais representam 55% da variação na qualidade do sono e 63% da variação na quantidade de sono.

Dentro de um limite social, a experiência individual de sono foi modificada por fatores como exercícios. O aumento do exercício ou das etapas diárias foi associado a uma melhor qualidade do sono (por exemplo, início mais rápido do sono e menos tempo acordado na cama), especialmente em países como os EUA e a Finlândia. Compreender como as normas sociais se relacionam com o sono ajudará a criar estratégias e políticas que melhorem os impactos positivos do sono na saúde, como produtividade e bem-estar.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-36762-5.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários