Notícias de saúde

Perturbações no sono podem atrapalhar a memória

05 de abril de 2012 (Bibliomed). Pessoas que sofrem com perturbações durante o sono podem ter problemas com a solidificação de memórias que foram formadas ao longo do dia.

Pesquisadores americanos realizaram um estudo em que pessoas saudáveis aprenderam uma nova tarefa e deveriam realizá-la novamente no dia seguinte. Os participantes que tiveram uma boa noite de sono tiveram desempenhos melhores do que pessoas que sofriam de apnéia do sono – uma condição que causa perturbações no sono.

A pesquisa, desenvolvida no Brigham and Women’s Hospital, fornece mais evidências de que o sono é importante no processo de consolidação de memórias, ajudando a pessoa a melhorar suas habilidades na realização de tarefas relacionadas a elas.

O estudo mostra também que não é apenas a quantidade de sono que influencia essa questão, mas também a qualidade do sono. É importante que a pessoa durma de forma ininterrupta e realmente consiga descansar.

Os resultados do estudo indicam que a influência do sono na formação de memórias pode ser um fator que leve médicos a tratarem a apnéia, que pode ser negligenciada por não causar fadiga ou sonolência durante o dia. Mas essa condição não é a única que causa danos ao sono. Qualquer distúrbio que cause interrupções pode provocar o problema.

O estudo foi publicado no periódico PLoS ONE.

Fonte: My Health News Daily, 28 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários