Variante genética aumenta o risco de Alzheimer em negros

18 de agosto de 2023 (Bibliomed). Uma variante genética encontrada quase exclusivamente entre pessoas de ascendência africana parece aumentar substancialmente o risco de doença de Alzheimer, segundo um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A variante está em um gene chamado ApoE3, e aparentemente só é prejudicial quando existe em combinação com o gene ApoE4 – um fator de risco bem conhecido para a doença de Alzheimer. Essa dupla de genes estava presente em apenas 1% dos quase 32.000 indivíduos do estudo, todos de ascendência africana. Mas estava ligado a um aumento de quase três vezes no risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

O estudo se concentrou no gene ApoE, que vem em três formas: E2, E3 e E4. Essa forma final atraiu a maior atenção quando se trata da doença de Alzheimer. Cerca de 20% dos americanos carregam pelo menos uma cópia do gene E4, o que confere um risco aumentado da doença. Carregar duas cópias do E4 é ainda pior: esses indivíduos têm cerca de 10 vezes mais risco de desenvolver Alzheimer do que pessoas que carregam dois E3s.

E3 é a versão mais comum do gene ApoE, encontrada em mais da metade da população em geral. Na pesquisa de Alzheimer, geralmente é considerado "neutro" - o ponto de referência contra o qual E4 e E2 (que é bastante incomum) são comparados. No estudo, uma variante específica do E3 - conhecida como R145C - parecia causar problemas quando combinada com o E4.

As descobertas são baseadas em dados genéticos e registros médicos de quase 32.000 pessoas - a maioria negra, com 3% da Nigéria. Mais de 4.800 tinham a doença de Alzheimer, enquanto o restante era mentalmente saudável. Cerca de 1% do grupo carregava a variante E3 "ruim" mais uma cópia do E4. Essas pessoas eram quase três vezes mais propensas a ter Alzheimer, em comparação com indivíduos que carregavam E4 e uma variante diferente de E3.

De acordo com os autores, ainda não está claro o porquê de o E3 em particular não pode, por si só, causar danos. Em vez disso, pode ser incapaz de fazer seu trabalho normal de mitigar alguns dos danos causados pelo E4. Isso porque a variante E3 só parecia problemática quando estava emparelhada com a E4. Além disso, em trabalhos de laboratório separados, os pesquisadores encontraram algumas pistas sobre o que está errado quando as pessoas carregam a variante R145C: ela torna suas proteínas ApoE3 um pouco mais fracas - menos capazes de se prender às células do corpo para realizar suas tarefas normais. Assim, os pesquisadores especulam que isso prejudique a capacidade do E3 de combater os efeitos nocivos do E4.

Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2023.0268.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.