Notícias de saúde

Pessoas com apneia do sono correm maior risco de Covid Longo

01 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo patrocinado pelo governo dos Estados Unidos, como parte do National Institutes of Health's Researching Covid to Enhance Recovery, examinou a apneia do sono e sugeriu que aqueles com o distúrbio podem estar em maior risco do que é chamado de Covid longo.

Covid longo é um termo abrangente para um ou mais sintomas que as pessoas podem experimentar por semanas, meses ou anos após a infecção inicial por Covid-19. A conexão com a apneia obstrutiva do sono veio de pesquisas em registros eletrônicos de saúde de mais de 2,2 milhões de residentes nos EUA infectados pelo vírus.

Os autores pesquisaram dados de três redes RECOVER Enhance Recovery que incluíam 1,7 milhão de participantes. Todos os participantes testaram positivo para Covid-19 de março de 2020 a fevereiro de 2022.

Depois de controlar as semelhanças entre os pacientes, incluindo gravidade, idade, sexo, raça e etnia do Covid-19 e condições médicas subjacentes, os pesquisadores descobriram que adultos com apneia obstrutiva do sono no N3C, o maior estudo, tinham 75% mais chances de experimentar Covid longo. Para adultos no grupo PCORnet, o aumento da chance de ter Covid longo foi de 12%.

Os pesquisadores também descobriram que as mulheres no estudo N3C tinham uma probabilidade 89% maior de ter Covid longo se tivessem apneia obstrutiva do sono, em comparação com uma chance 59% maior para os homens.

Fonte: SLEEP. DOI: 10.1093/sleep/zsad126.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários