Notícias de saúde

Discriminação no trabalho pode aumentar pressão arterial

30 de novembro de 2023 (Bibliomed). Lidar com a discriminação no trabalho, seja de chefes ou colegas, pode aumentar a pressão arterial da pessoa que é discriminada, indica estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que, entre mais de 1.200 trabalhadores americanos, aqueles que sentiam que frequentemente enfrentavam discriminação no trabalho tinham 54% mais chances de desenvolver pressão alta, em comparação com trabalhadores com pouca exposição a esse viés.

Ao longo de oito anos, as pessoas que frequentemente sofreram discriminação no local de trabalho desenvolveram pressão alta a uma taxa de cerca de 4% ao ano. Isso comparado com 2,5% ao ano entre as pessoas que raramente ou nunca tiveram essas experiências.

A equipe de pesquisa analisou os dados de um estudo de longo prazo sobre a saúde e o bem-estar dos americanos de meia-idade. Eles se concentraram em 1.246 participantes que estavam trabalhando e sem pressão alta quando entraram no estudo em 2004-2006.

No início, os participantes responderam a perguntas sobre discriminação no local de trabalho, como: "Com que frequência você se sente ignorado ou não é levado a sério por seu chefe?" e "Com que frequência seus colegas de trabalho usam insultos ou piadas étnicas, raciais ou sexuais?".

Nos oito anos seguintes, 319 participantes disseram ter sido diagnosticados recentemente com pressão alta. E as chances aumentaram em conjunto com a quantidade de discriminação no local de trabalho que os participantes relataram.

O terço que relatou maior exposição à discriminação tinha 54% mais chances de desenvolver pressão alta do que o terço com menor exposição. Isso foi depois que os pesquisadores consideraram muitas outras variáveis - como idade, raça, renda e nível educacional, exercícios, hábitos de fumar e beber.

De acordo com os pesquisadores, dado que que as pessoas passam grande parte de suas vidas no trabalho, é muito importante estudar os efeitos da exposição no trabalho à saúde. Além disso, eles ressaltam que esses resultados mostram a importância de as empresas adotarem medidas de controle e de que as pessoas reflitam antes de suas ações e falas no ambiente de trabalho, porque mesmo aquilo que uma pessoa considera como uma piada, pode afetar significativamente um colega.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.122.027374.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários