Notícias de saúde

Cientistas Detectam Enzima Ligada ao Colesterol

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Em um estudo que pode levar ao desenvolvimento de novas drogas para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrame, uma equipe de cientistas identificou uma importante enzima envolvida na regulação do colesterol em camundongos.

A enzima, ACAT2, permite que o colesterol da dieta seja absorvido pelo intestino. Os pesquisadores descobriram que camundongos criados sem a enzima absorviam menos colesterol da dieta do que ratos que possuíam a enzima.

No geral, os níveis de colesterol foram menores em animais que não tinham ACAT2, afirmam os pesquisadores na edição de dezembro da revista Nature Medicine.

"O intestino parece agir como uma defesa, prevenindo os efeitos do colesterol da dieta, como níveis mais altos de colesterol no sangue e cálculo biliar", disse Robert V. Farese Jr., professor de medicina associado da Universidade da Califórnia, em São Francisco, à Reuters Health.

"Ainda é preciso verificar se ACAT2 desempenha o mesmo papel em humanos, embora seja provável que ela tenha um grande papel na forma como o colesterol da dieta é administrado no intestino", destacou Farese.

No estudo, os camundongos receberam uma dieta rica em gordura e colesterol.

Resultados do estudo indicam que animais sem ACAT2 não desenvolveram colesterol alto ou cálculo biliar pois eram menos capazes de absorver colesterol no intestino. Camundongos com a enzima tiveram colesterol alto.

"Nossos resultados indicam que ACAT2 tem um importante papel na resposta ao colesterol da dieta e sugere que a inibição de ACAT2 pode ser uma estratégia útil para tratar (colesterol alto) ou cálculo biliar de colesterol", concluíram os pesquisadores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários