Notícias de saúde

Uma dança de emoções: publicada videoteca científica de movimentos de dança

23 de novembro de 2023 (Bibliomed). As pessoas expressam suas emoções por diferentes canais: o rosto, a voz e o corpo. No entanto, a pesquisa sobre percepção de emoções ainda se concentra principalmente no reconhecimento de emoções no rosto. Uma equipe de pesquisa interdisciplinar liderada pelo Max Planck Institute for Empirical Aesthetics em Frankfurt am Main (MPIEA), na Alemanha, publicou uma videoteca de movimentos de corpo inteiro emocionalmente expressivos. O estudo associado à esta pesquisa acaba de ser publicado na revista Scientific Reports.

A biblioteca contém um total de 150 videoclipes. Um dançarino profissional executou 30 sequências de movimentos, cada uma delas cinco vezes, expressando uma emoção diferente a cada repetição: alegria, raiva, medo, tristeza e um estado neutro. A equipe de pesquisa absteve-se deliberadamente de incluir ações emocionais, como pular de alegria ou recuar de medo. Os vídeos têm seis segundos de duração cada e mostram a dançarina como uma silhueta branca contra um fundo preto.

Estes movimentos de dança são mais complexos em comparação com movimentos cotidianos, o que abriu possibilidades ampliadas para os pesquisadores.

A equipe testou os videoclipes em 90 participantes, com a maioria reconhecendo as emoções pretendidas. Em uma segunda tarefa, os participantes foram solicitados a avaliar o quão belos eles achavam os movimentos – independentemente de quais emoções eles achavam que estavam por trás deles. Os pesquisadores descobriram que os movimentos que deveriam expressar alegria ou raiva foram classificados como os mais bonitos. No geral, todas as sequências de movimentos que deveriam refletir emoções foram classificadas como mais belas do que as sequências de dança neutras. Os participantes reagiram assim à expressão emocional, mesmo sem focar na emoção pretendida em si.

O resultado obtido é um trabalho coletivo que agora também pode ser utilizado em diversas disciplinas. Os clipes podem ser utilizados em pesquisas científicas sobre dança, psicologia emocional, neurociência afetiva, estética empírica, entre outras.

Obs- a lista dos arquivos dos movimentos de dança pode ser encontrada AQUI.

Fonte: Scientific Reports (2023). DOI: 10.1038/s41598-023-33656-4.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários