Notícias de saúde

Sistema de marca-passo de dupla câmara sem eletrodos é seguro e funcional

14 de novembro de 2023 (Bibliomed). Todos os anos, mais de um milhão de pessoas recebem um marca-passo. Até agora, as versões sem cabos-eletrodos estavam disponíveis apenas para 20% desses pacientes. Marca-passos ventriculares sem eletrodos de câmara única não possibilitam a estimulação atrial ou a realização de uma sincronia atrioventricular consistente. Um sistema de marca-passo sem eletrodo de dupla câmara, composto por dois dispositivos implantados por via percutânea, um no átrio direito e outro no ventrículo direito, tornaria a terapia com marca-passo sem eletrodo uma opção de tratamento para uma gama mais ampla de indicações.

O novo sistema consiste em dois marca-passos, um no átrio e outro no ventrículo, que se comunicam por meio de pulsos elétricos. Esses marca-passos foram implantados pela primeira vez em 300 pessoas que foram seguidas por um período mínimo de três meses. Os resultados deste estudo, publicados na revista The New England Journal of Medicine, mostraram que o tratamento é seguro e que o sistema funciona bem.

Entre os 300 pacientes inscritos, 190 (63,3%) apresentavam disfunção do nódulo sinusal e 100 (33,3%) apresentavam bloqueio atrioventricular como indicação primária de estimulação. O procedimento de implante foi bem-sucedido (ou seja, dois marca-passos sem eletrodos foram implantados e estabeleceram comunicação implante a implante) em 295 pacientes (98,3%). Um total de 35 eventos adversos graves relacionados ao dispositivo ou procedimento ocorreram em 29 pacientes. O ponto final primário de segurança foi alcançado em 271 pacientes (90,3%;), que excedeu a meta de desempenho de 78%. Pelo menos 70% de sincronia atrioventricular foi alcançada em 97,3% dos pacientes.

Assim, o estudo concluiu que o sistema de marca-passo sem eletrodo de dupla câmara atendeu ao ponto final primário de segurança e forneceu estimulação atrial e sincronia atrioventricular confiável por 3 meses após o implante.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2300080.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários