Notícias de saúde

Terapia de radiofrequência pulsada pode melhorar a dor ciática

30 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofrem de ciática obtêm alívio duradouro com um procedimento que usa uma agulha fina para aquecer as raízes nervosas perto da coluna, mostra um novo ensaio clínico realizado na Universidade Sapienza de Roma, na Itália.

O procedimento minimamente invasivo, chamado de radiofrequência pulsada (RF), proporcionou redução superior da dor e melhora da incapacidade em até um ano para pacientes com ciática.

Pessoas com ciática têm uma dor aguda que atinge os quadris e nádegas e desce por uma perna. A condição é geralmente causada por uma hérnia ou hérnia de disco que pressiona o nervo ciático, o maior nervo do corpo. O padrão de tratamento é uma injeção de esteroides destinada a acalmar o nervo.

O ensaio clínico adicionou RF pulsada à injeção padrão de esteroides para ver se ela proporcionaria um alívio da dor melhor e mais duradouro. Na RF pulsada, os médicos usam tomografias computadorizadas para inserir uma agulha fina precisamente nos nervos que estão causando a dor ciática. A agulha é então aquecida usando pulsos de ondas de rádio. O calor interrompe o nervo, impedindo-o de enviar sinais de dor ao cérebro. O procedimento leva cerca de 10 minutos e é realizado em nível ambulatorial sem anestesia geral.

Cerca de 350 pessoas com ciática foram aleatoriamente designadas no ensaio clínico para receber esteroides sozinhos ou esteroides combinados com RF pulsada. Todos foram acompanhados por até um ano para ver como os tratamentos duravam. Até o final do ano, 96% do grupo de RF pulsada experimentou uma melhora na dor em comparação com 69% daqueles que receberam apenas esteroides. Cerca de 68% do grupo de RF pulsada experimentou alívio completo da dor, em comparação com 13% do grupo de esteroides.

Por outro lado, duas vezes mais pessoas tratadas apenas com esteroides tiveram dor intratável que exigiu tratamento adicional, incluindo cirurgia. Os pacientes que receberam tratamento com RF pulsada também experimentaram menos incapacidade.

Fonte: Radiology. DOI: 10.1148/radiol.221478.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários