Notícias de saúde

Lítio na água pode aumentar o risco de autismo

03 de outubro de 2023 (Bibliomed). O lítio é um oligoelemento de ocorrência natural que tem efeitos estabilizadores do humor. O uso terapêutico materno de lítio tem sido associado a resultados adversos no parto. Em modelos animais, o lítio modula a sinalização Wnt/ß-catenina, importante para o neurodesenvolvimento. Não se sabe se a exposição ao lítio na água potável afeta a saúde do cérebro no início da vida.

Estudo objetivou avaliar se o transtorno do espectro do autismo (TEA) nos filhos está associado à exposição materna ao lítio na água potável durante a gravidez. Este estudo de caso-controle de base populacional nacional na Dinamarca identificou 8.842 crianças diagnosticadas com TEA nascidas de 2000 a 2013, e 43.864 participantes de controle pareados por ano de nascimento e sexo do Registro Médico de Nascimento Dinamarquês.

Neste estudo baseado na população dinamarquesa em todo o país, a equipe de pesquisa descobriu que a exposição materna a níveis mais altos de lítio residencial na água potável durante a gravidez foi associada a um aumento moderado no risco de TEA nos filhos. As descobertas permaneceram robustas após o ajuste para vários fatores socioeconômicos da vizinhança materna e exposições à poluição do ar.

O estudo sugere que o lítio que ocorre naturalmente na água potável pode ser um novo fator de risco ambiental para o desenvolvimento de TEA, sendo que os achados requerem um exame mais aprofundado.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2023.0346.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários