Notícias de saúde

Uso materno de medicamentos opioides no pós-parto não afeta os bebês

22 de setembro de 2023 (Bibliomed). Atualmente, acredita-se que a toxicidade de opioides não leve a um efeito adverso em bebês amamentados por mães que precisam de opioides para analgesia pós-parto imediata, devido aos baixos níveis de opioides que se difundem através do leite materno. No entanto, persiste a preocupação e a incerteza, conforme observado nos órgãos reguladores da saúde que recomendam cautela no uso de opioides na amamentação no período pós-parto.

Um estudo de coorte canadense pareado por propensão teve como objetivo elucidar a associação entre o uso de opioides prescritos pela mãe após o parto e resultados adversos em bebês.

Os participantes do estudo incluíram pares mães-filhos durante um período de 8 anos, divididos em duas coortes, dependendo se eles receberam uma prescrição de opioides dentro de 7 dias após o parto. Apenas o primeiro parto da mãe no período do estudo foi incluído. Houve 85.675 participantes em cada coorte, e o desfecho primário foi a readmissão do bebê ao hospital por qualquer motivo após 30 dias. Nenhum dado sobre o status da amamentação estava disponível neste estudo.

O estudo encontrou uma taxa de 3,5% para bebês readmitidos no hospital, a mesma taxa em ambas as coortes.

Em termos de desfechos secundários, houve um aumento marginal da probabilidade de visitas de emergência infantil na coorte de prescrição de opioides, mas nenhuma diferença em outros resultados.

No geral, o estudo não encontrou diferenças nas taxas de reinternação entre a coorte que preencheu uma prescrição de opioides e a coorte que não o fez, bem como nenhuma diferença em eventos adversos infantis ou morte infantil.

Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-074005.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários