Notícias de saúde

Uso frequente de laxantes pode aumentar o risco de demência

18 de agosto de 2023 (Bibliomed). Tomar laxantes regularmente para aliviar a constipação pode aumentar as chances de desenvolver demência no futuro, sugere um novo estudo do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen da Academia Chinesa de Ciências, na China. Esse risco é ainda maior entre as pessoas que usam vários tipos de laxantes ou laxantes osmóticos, que agem atraindo água para as fezes.

Os pesquisadores analisaram o uso de laxantes em mais de meio milhão de pessoas que participam do projeto de pesquisa em andamento do Biobank do Reino Unido. As pessoas tinham uma idade média de 57 anos e ninguém tinha demência no início do estudo. Destes, 3,6% relataram o uso de laxantes de venda livre na maioria dos dias da semana no último mês.

Durante 10 anos de acompanhamento, 1,3% das pessoas que usavam laxantes regularmente desenvolveram demência. Em contraste, apenas 0,4% das pessoas que não tomavam laxantes regularmente desenvolveram demência. Depois que os pesquisadores controlaram outros fatores conhecidos por aumentar o risco de demência, como histórico familiar, eles descobriram que pessoas que usavam laxantes regularmente tinham um risco 51% maior de demência em comparação com pessoas que não usavam laxantes regularmente.

As pessoas que usam um tipo de laxante tiveram um risco 28% maior, e aquelas que tomaram dois ou mais tipos de laxantes tiveram um risco 90% maior de demência. Os pesquisadores não tinham informações sobre a dosagem dos laxantes. Entre as pessoas que usam apenas um tipo de laxante, apenas os laxantes osmóticos foram associados ao risco de demência. Os laxantes osmóticos atraem água para o cólon para amolecer as fezes. Outros tipos de laxantes são formadores de volume, suavizantes ou estimulantes das fezes.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207081.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários