Notícias de saúde
14 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Uma nova pesquisa adicionou duas condições à lista de 12 fatores de risco que aumentam as chances de um diagnóstico de demência. Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, relataram que novas evidências apoiam agora a adição da perda de visão e do colesterol elevado à lista de fatores de risco modificáveis para a doença que rouba a memória.
Os novos fatores de risco para demência juntam-se a uma lista que inclui: menos escolaridade; ferimento na cabeça; inatividade física; fumar; consumo excessivo de álcool; pressão alta; obesidade; diabetes; perda auditiva; depressão; contato social pouco frequente; e poluição do ar.
Felizmente, anos de investigação sugeriram que uma alimentação saudável, exercício físico e evitar fumar e consumo excessivo de álcool devem melhorar as suas probabilidades contra a demência.
Para os dois últimos fatores de risco detectados, os autores do estudo instaram os médicos a detectar e tratar o colesterol elevado a partir da meia-idade, ao mesmo tempo que tornavam o rastreio e o tratamento da perda de visão mais acessíveis.
Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)01296-0.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também