Notícias de saúde

TDAH na infância pode aumentar chances de ansiedade e depressão quando adulto

14 de agosto de 2023 (Bibliomed). O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pode ser um preditor ainda maior de depressão e ansiedade na idade adulta do que o autismo, indica estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido.

Sabe-se que crianças e adultos com TDAH geralmente apresentam condições coexistentes, incluindo depressão e ansiedade. A pesquisa sugere que cerca de 14% das crianças com TDAH têm depressão, enquanto até 30% têm um transtorno de ansiedade.

Os pesquisadores analisaram 504 adultos britânicos que preencheram questionários padrão avaliando características de TDAH e autismo, bem como sintomas de depressão e ansiedade.

No geral, os pesquisadores descobriram que os traços de TDAH e os sintomas de depressão e ansiedade aumentaram em conjunto no grupo de estudo: quanto mais graves os traços de TDAH, mais graves os sintomas de saúde mental. Também havia uma correlação entre traços de autismo e saúde mental, mas era mais fraca.

O estudo não analisou se os participantes já haviam sido formalmente diagnosticados e tratados para TDAH ou autismo, e se isso afetava a probabilidade de depressão e ansiedade na idade adulta.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-26350-4.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários